O ano de 2017 ficou mais uma vez marcado pelo crescimento da atividade da Infratróia – Infraestruturas de Tróia, EM, que se refletiu num aumento de 9% no volume de Vendas e Serviços Prestados, tendo pela primeira vez ultrapassado 1,3 milhões de euros. Este crescimento teve por base o aumento do número de Clientes (+36) e o volume de água fornecida (+18%), com um forte contributo da água para rega (+13%) associado a um ano classificado como extremamente quente e seco.


Foi também um ano marcado pelo aumento do nível de investimentos (+10%) e por diversas iniciativas para a otimização da atividade, que se traduziram numa redução dos Gastos Gerais de 6% face a 2016. Este equilíbrio, na gestão dos recursos financeiros disponíveis, é confirmado pela manutenção dos indicadores de cobertura de Gastos Totais nos níveis recomendados para o sector pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Ainda no âmbito das recomendações da Entidade Reguladora – ERSAR, destacamos a entrada em vigor em 2017 do tarifário destinado a famílias numerosas e tarifário social.


Uma outra vertente considerada prioritária para a Infratróia, é a gestão eficiente dos recursos hídricos, tendo como foco na redução das perdas de água e do volume de água não faturada, com vista a alcançar os objetivos definidos no PEESAAR 2020. Neste âmbito, iniciámos em 2017 o projeto de telemetria, com a substituição integral do parque de contadores e a implementação de um piloto na área da UNOP1. Este projeto, será concluído durante o primeiro semestre de 2018, representando um investimento total de mais de 200 mil euros. Ao nível da rede de distribuição, foram realizadas pelas nossas equipas, diversas intervenções de manutenção em vários troços da rede de abastecimento de água, as quais continuarão a dar seguimento no corrente ano e serão um forte contributo para a melhoria do desempenho da rede e qualidade do serviço prestado.


O ano de 2017 ficou ainda marcado pelo investimento na modernização e da digitalização dos processos e sistemas de apoio à gestão, que permitirão uma maior agilidade da empresa e uma maior eficiência e capacidade de resposta, aproximando-nos cada vez mais das necessidades dos nossos Clientes. Entre outros investimentos, destacamos: i) a aquisição de novos módulos do software PHC, relevantes para a modernização administrativa da Infratróia, nomeadamente na gestão da Informação e documentação; ii) o desenvolvimento de um sistema de gestão de ocorrências (GSO), que permitirá a todos os Clientes e utilizadores reportar e acompanhar detalhadamente o tratamento de eventuais anomalias; iii) a disponibilização aos Clientes da opção de receção da fatura eletrónica; e iv) o desenvolvimento de um novo site institucional com informação acessível e balcão online. 
Antecipando o desenvolvimento dos projetos na área de intervenção da Infratróia – Área de Desenvolvimento Turístico de Tróia (ADTT) - e tendo como objetivo continuar a assegurar a qualidade e segurança do serviço prestado aos Clientes, foi tomada a decisão no final do ano de 2017 de antecipar a execução de uma nova captação de água e a aquisição de uma viatura de recolha de resíduos urbanos, sendo expectável que ambos os investimentos estejam operacionais até ao Verão de 2018.


Como projeto agregador de toda a nossa atividade e que envolveu toda a equipa da Infratróia ao longo do ano de 2017, foi com enorme satisfação e orgulho que no final do ano concretizámos com sucesso a auditoria de concessão da certificação do Sistema Integrado de Gestão de Qualidade, Ambiente e Segurança. Este é, sem dúvida, um momento muito importante na história da Infratróia que, desta forma, reafirma o seu compromisso para com os seus Clientes e Colaboradores.


Em especial, neste ano, sendo o último do mandato desta Administração, pretendemos deixar um agradecimento particular aos nossos Clientes pela confiança nos serviços prestados e em especial aos Colaboradores da empresa, pelo seu empenho, com competência e por terem abraçado os desafios propostos por esta Administração ao longo deste mandato, assegurando o cumprimento da nossa Missão e mantendo o foco na nossa Visão. Este compromisso, permitiu-nos colocar a Infratróia, EM num patamar mais elevado e acima de tudo garantir a prestação de um serviço público cada vez melhor e mais eficiente, estando assim o caminho delineado para o futuro.


Finalmente, agradecemos toda a colaboração dos restantes membros dos Órgãos Sociais da empresa, designadamente aos acionistas Município de Grândola e Troiaresort, SGPS, SA, à Mesa da Assembleia Geral, ao Fiscal Único e ao Revisor Oficial de Contas, que contribuíram para os resultados alcançados neste mandato e concretamente no ano de 2017.

 

O Conselho de Administração



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