O ano de 2016 foi mais um ano em que a Infratróia, Infraestruturas de Tróia, EM, consolidou as condições operacionais para a prestação de um melhor serviço aos Clientes, na manutenção e gestão das infraestruturas e espaços públicos ou de uso público na Área de Desenvolvimento Turístico (ADT) de Tróia.


Foi ainda um ano que ficou marcado por três momentos que destacamos pela sua relevância e importância no futuro da empresa:
i) a assinatura do Contrato Programa e o Contrato de Gestão delegada com o Município de Grândola, documentos estruturais e fundamentais para a atividade da Infratróia;
ii) a atribuição à Infratróia de novas competências pelo Município de Grândola, nomeadamente no Licenciamento de ocupação de espaço público, publicidade e exercício de atividades na ADT de Tróia, permitindo assim uma maior aproximação do processo de decisão aos Munícipes e Clientes de Tróia;
iii) o início da implementação do Sistema de Gestão Integrado (SGI) em Ambiente, Qualidade e Segurança, que tem contado com uma participação muito ativa de toda a organização e que contribuirá de uma forma decisiva para o aperfeiçoamento dos processos internos, visando a contínua melhoria da organização na prestação de serviços com qualidade em respeito pelo meio ambiente e zelando pela saúde e segurança dos seus Clientes e Colaboradores.


Este foi também o ano em que se registou um aumento significativo do volume de investimento, que atingiu um valor total de 245 mil euros, destacando-se um novo furo de captação de água e a aquisição de novos equipamentos para a limpeza urbana e espaço verdes.
No âmbito do objetivo estratégico da otimização dos recursos, nomeadamente da água, salientamos a contratação junto da EPAL de um sistema de deteção de fugas de água, em implementação na Urbanização de Soltróia e com um investimento total de 20 mil euros, que nos irá permitir identificar potenciais fugas de água e reduzir este indicador para os valores recomendados pelo PENSAAR 2020. Ainda no âmbito deste objetivo estratégico, demos também início a um programa de renovação dos espaços verdes, nomeadamente com a requalificação dos nós da estrada municipal 253, com uma área total de intervenção de cerca de 4 mil m2. Estas intervenções, para além da referida renovação dos espaços, irão contribuir para a redução dos consumos de água de rega nos espaços públicos.
Gostaríamos ainda de destacar a consolidação económica e financeira da Infratróia, que em 2016 apresentou um crescimento de 10% no Volume de Negócios, para 1,2 milhões de euros, em resultado do aumento do volume de água distribuída, igualmente de 10%, para 518 mil m3 e do aumento do número de Clientes para 2 029 (+3,3%). Registámos ainda uma melhoria de 46% no resultado operacional, originando um resultado líquido de 67 mil euros. Estes resultados mantêm a Infratróia dentro dos indicadores de cobertura de Gastos Totais recomendados para o sector pela entidade Reguladora – ERSAR.
É com base nestes resultados que continuaremos a motivar a organização para diariamente continuar a prestar um serviço de qualidade orientado para o Cliente, avaliando de forma sistemática as suas necessidades num quadro de garantia de sustentabilidade da empresa e da gestão eficiente dos recursos.

Agradecemos assim aos nossos Clientes a confiança depositada na Infratróia, EM e muito particularmente a todos os Colaboradores da empresa, pela sua dedicação, competência e profissionalismo. Um agradecimento final aos restantes membros dos Órgãos Sociais da empresa, designadamente ao Município de Grândola e à Troiaresort, SGPS, SA, à Mesa da Assembleia Geral, ao Fiscal Único e ao ROC, por toda a colaboração e apoio prestado e que contribuíram para os resultados alcançados no ano de 2016.

 

O Conselho de Administração



Páginas Relacionadas

Administração
Áreas de intervenção
Recursos Humanos
Documentos
Contratação Pública