O ano de 2020 ficará marcado pela pandemia da Covid-19 que teve um impacto profundo na economia mundial, sendo um marco histórico que representa não só uma crise sanitária, como social e económica.
A pandemia alterou a perceção do mundo, do que efetivamente é essencial, potenciou a incerteza e a instabilidade, mas ao mesmo tempo elevou a responsabilidade e o compromisso das pessoas e das organizações. Alterou a dinâmica das empresas, dos métodos de trabalho e processos internos e obrigou-nos a encontrar soluções adaptadas à nova realidade.
Diante deste desafio, acentuaram-se os nossos valores de Ética, Confiança, Rigor e Competência e a nossa política de gestão que orientaram os nossos comportamentos e decisões de modo a responder com eficácia, aos desafios deste ano, e assim garantir com sucesso a prestação dos serviços públicos que nos estão atribuídos, alguns dos quais serviços essenciais.
Coincidentemente, no ano em que nos propusemos e concretizámos a migração para a norma ISO 45001, mais do que nunca, estivemos comprometidos com a saúde e segurança dos nossos Colaboradores e Colaboradoras, das suas famílias e dos nossos Clientes.
Neste período de tensão, constatámos que a empresa dispõe efetivamente de uma cultura de segurança implementada, com margem para crescimento e desenvolvimento, mas com pilares bastante estruturados e acompanhada de uma forte liderança. O Sistema de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança implementado, contribui claramente para a existência de uma forte cultura organizacional e para o bom desempenho da empresa, o qual foi, neste cenário, uma ferramenta fundamental para que, a todo o momento, fosse possível garantir a atividade da empresa, com a salvaguarda da saúde e da segurança dos Colaboradores e Colaboradoras.
A 9 de março de 2020, foi enviado para a DGAEP e para o Município de Grândola o Plano de Contingência para o COVID-19 da Empresa, com a implementação imediata de diversas ações as quais, ao longo de todo o ano, foram reajustadas de acordo com os diversos diplomas e medidas instituídas pelo Governo e em estrito cumprimento das diretrizes da Direção Geral da Saúde.
Como o relatório da Situação Económica Mundial e Perspetivas da ONU revela “as consequências arrasadoras da pandemia serão sentidas por anos, a menos que sejam feitos investimentos em resiliência econômica, social e climática.”
Vivemos tempos difíceis, em que a resiliência, o respeito e solidariedade são atos essenciais não só para salvaguardar a nossa saúde e a dos que nos rodeiam, mas para garantir a prestação do serviço público com qualidade aos nossos Clientes e a sustentabilidade económico-financeira da Empresa.
O ano de 2020 esteve fortemente condicionado, e obrigou as equipas a uma reorganização permanente que inevitavelmente alterou o foco necessário e disponibilidade para a concretização de algumas das ações previstas.
Contudo, com todas as adaptações, as atividades da empresa em nenhum momento foram comprometidas, sendo asseguradas com Qualidade, em respeito pelo Ambiente e em reforçada Segurança.
Esta postura e a procura da eficiência e eficácia na gestão dos recursos, proporcionou a obtenção de uma situação económica-financeira que reforçou a solidez da Infratróia, preparando-nos melhor para um ano de 2021 que poderá ser igualmente desafiante.
A Infratróia, é o resultado do empenho, profissionalismo e entrega de todos os que fazem parte dela.
Como tal, esta mensagem não poderia terminar, antes de mais com um agradecimento do Conselho de Administração aos nossos Colaboradores e Colaboradoras pelo seu comprometimento, determinação e responsabilidade.
Por último, um agradecimento aos Acionistas, Órgãos de fiscalização, Clientes e demais Entidades Públicas e Privadas pela confiança e colaboração prestada.
Que juntos sejamos capazes de ultrapassar esta ameaça e tornar a Infratróia-Infraestruturas de Troia, EM uma empresa ainda mais resiliente.
O Conselho de Administração da Infratróia, EM