A infratróia realizou no final de outubro, pelo terceiro ano consecutivo, um tratamento de prevenção por endoterapia contra a processionária do pinheiro (vulgarmente conhecida por “cobrelo”) nos pinheiros existentes nas áreas verdes urbanas sob a sua gestão.
Este tratamento é efetuado através da introdução de uma substância ativa no tronco do pinheiro, a qual é absorvida através do sistema de feixes condutores e distribuída pela totalidade dos tecidos, sem a necessidade de efetuar pulverizações, o que previne o desenvolvimento da lagarta e é reconhecido como um dos métodos mais eficazes e seguros para os utilizadores dos espaços e animais.
O produto aplicado é homologado pela DGADR – Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, entidade que igualmente credencia os aplicadores.
Complementarmente, continuarão a ser desenvolvidas ao longo de todo o ciclo de desenvolvimento desta espécie, as restantes ações mecânicas, como a remoção manual de eventuais ninhos que se desenvolvam e instalação de armadilhas com feromonas, na época apropriada.
Para qualquer esclarecimento ou informação sobre avistamentos de lagarta processionária na área de intervenção da Infratróia EM, poderá contactar-nos através da Linha ambiente pelo 931 169 998 (Chamada para a rede móvel nacional) nos dias úteis das 10h30-13h30 e 14h-15h30 ou pelo endereço geral@infratroia.pt